Representação digital dos dados

Nesta atividade vamos abordar a temática da "Representação Digital", fazendo referência a algun

Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de multimédia. É possível também realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazená-los em suportes, tais como CD e DVD.
Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos.


Grandezas informáticas:

O computador trabalha com informações que viajam rapidamente pelo sistema e que precisam de ser manipuladas e guardadas, para que se tenha uma ideia do espaço que cada informação ocupa utiliza-se as unidades de grandeza para medir esse espaço.
     
Para manusear esses dados o computador utiliza os números binários, 0 e 1, ou seja para armazenar as músicas, os documentos, as imagens e outros dados no computador utiliza representação binária. Os Computadores e outros componentes tecnológicos interpretam impulsos elétricos, 0’s quando a carga é negativa e 1’s quando a carga é positiva. A cada impulso elétrico damos o nome de bit. Um conjunto de 08 bits reunidos como uma única unidade forma um byte.


Bit - é a menor medida de informação

· Byte - 1 Byte equivale a 8 bits

· KiloByte - 1 KiloByte equivale a 1024 Bytes

· MegaByte - 1 MegaByte equivale a 1024 KiloBytes

· GigaByte - 1 GigaByte equivale a 1024 MegaBytes



Como se converte um número decimal para binário?

1.o Passo: Efetuar sucessivas divisões por 2 até se obter um quociente igual a 1;

2.o Passo: Forma-se o número binário com 1, seguido de todos os restos obtidos nas divisões, mas tomados por ordem inversa.

Ex: 13 (10) = ? (2) ------> 13 (10) = 1101(2)


Como se converte um número binário para decimal?

Dado um número binário, cada um dos seus dígitos representa uma potência de 2, da seguinte forma:

- O dígito mais à direita representa a potência 2^0;

- O dígito seguinte (da direita para a esquerda), representa a potência 2^1;

- O dígito seguinte representa a potência 2^1, etc;

Ex: 1101(2) = ? (10) ------> 1101(2) = 13 (10)


Existem dois tipos de sinais: analógicos e digitais. O processamento de sinais analógicos é feito pela Amostragem, Quantificação e Codificação:

Amostragem:

A amostragem é o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos. Como um sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contém um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.

Quantização:

Depois de amostrado o sinal analógico, sob a forma de amostras, é preciso quantizar ou quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta. O circuito electrónico que efectua esta conversão designa-se por conversor analógico-digital. Quantizar um sinal significa atribuir-lhe um determinado valor numa gama de níveis. Por exemplo, um sinal com uma amplitude de 8,3V poderia ser quantizado para um valor inteiro acima ou abaixo dele. Devido a este arredondamento, origina-se um erro de quantização resultante da diferença de amplitude entre o sinal quantizado e o sinal real. 

Codificação: 

Os valores das amplitudes, depois de quantizados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits com valor 0 ou 1 (linguagem binária).


Webgrafia: 

Comentários

Mensagens populares