“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”


A Compressão de Dados é uma forma de diminuir o tamanho dos ficheiros utilizando algoritmos de compressão. Esta forma é utilizada para aumentar o espaço livre no computador ou para fazer backups mais rápidos. Existe partes negativas como a qualidade dos ficheiros como multimedia.

Existem 2 métodos de compressão de dados que são:
  • Com perda de dados;
  • Sem perda de dados;
A diferença entre os dois é que o "Com perda de Dados" por norma serve para comprimir ficheiros multimédia e o "Sem perda de Dados" por norma serve para comprimir ficheiros em novas pastas.

Com perda de dados:

Este tipo de compressão serve para comprimir ficheiros multimédia: aúdio; imagens e vídeos.

Sem perda de dados:

Este método serve para comprimir ficheiros numa pasta para outra. Mas já estão comprimidas.
Existem 2 formatos que são, na actualidade, os mais utilizados durante o mundo inteiro que são os formatos ZIP e RAR. O mais utilizado é o RAR.´


Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:

Nos primórdios, os computadores eram capazes de exibir apenas linhas de texto. Com o aperfeiçoamento constante de recursos gráficos, tanto de hardware quanto de software, formas e cores variadas passaram a fazer parte da rotina de quem utiliza estas máquinas, situação que, aos poucos, resultou no surgimento de formatos variados de imagens. Muito destes se popularizaram com a internet:

BMP:

O formato BMP é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM, o que explica que seja partucularmente usadonas plataformas Windows e OS/2. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada. O formato BMP foi estudado de maneira a obter um bitmap independente do periférico de afixação (DIB, Device independent bitmap).

GIF:

Uma imagem GIF pode conter de 2 a 256 cores (2, 4,8,16,32,64,128 ou 256) entre os 16.8 milhões da sua paleta. Assim, graças a esta paleta limitada em número de cores (e não limitada em cores diferentes), as imagens obtidas por este formato têm uma dimensão geralmente muito fraca. Contudo, dado o carácter proprietário do algoritmo de compressão LZW, todos os editores de software que manipulam imagens GIF devem pagar uma taxa à empresa que detém os direitos, Unisys.
É uma das razões pelas quais o formato PNG é cada vez mais escolhido, em detrimento do formato GIF.


JPEG:

O formato JPEG, cuja sigla significa Joint Photographic Experts Group, teve sua primeira especificação disponibilizada em 1983 por um grupo que leva o mesmo nome. É um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.

O JPEG possibilita isso porque é um formato que utiliza compressão de imagens. Mas, o que é isso? Em poucas palavras, compressão consiste na eliminação de dados redundantes nos arquivos. No caso de imagens, é possível fazer a compressão de forma que a retirada de informações não prejudique a qualidade (lossless - sem perda), assim como é possível utilizar níveis maiores de compressão que causam perdas visíveis (lossy - com perda).

Este último é o que acontece no JPEG: neste formato, quanto maior o nível de compressão, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será a qualidade da imagem. O nível de compressão pode ser determinado em programas de tratamentos de imagens. Cada vez que uma mesma imagem JPEG é salva, costuma-se perder qualidade, já que, geralmente, o software utilizado para tratá-la aplica compressão, mesmo que mínima, toda vez que esta ação é realizada.


PDF (Portable Document Format)

Formato criado com o programa Adobe Acrobat;

Muito usado para converter e comprimir de forma substancialdocumentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede
ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.


PNG (Portable Network Graphics)

Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.


TIFF (Tagged Image File Format)

Formato sem compressão;

Muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização;
É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem;
É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato;
Geralmente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.




Resultado de imagem para TIPOS DE FORMATOS PARA IMAGENS BITMAP





Tipos de formatos para imagem vetoriais:

A informação de uma imagem vetorial pode ser guardada numa grande quantidade de ficheiros. Eis alguns deles:

  • CDR (CorelDraw)
  • SXD (OpenOffice.org DRAW)
  • SVG (Scalable Vector Graphics)
  • PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript)
  • WMF (Windows Meta File)

CDR (CorelDRAW)

É o formato utilizado na aplicação CorelDRAW


SXD (OpenOffice.Org DRAW)

O formato SXD do OpenOffice.org Draw permite, de forma simples, o
desenho vetorial em trabalhos.


SVG (Scalable Vector Graphics)

O SVG tende a ser um formato-padrão para a Web, especificado pela W3C e definido sob a linguagem XML.


PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript)

Os formatos PS e EPS são reconhecidos por quase todos os programas de edição de texto ou de imagem que suportam imagem vetorial.

WMF (Windows Meta File)

É reconhecido pela maioria dos programas de edição de texto ou de imagem do Microsoft Office.



Resultado de imagem para TIPOS DE FORMATOS PARA IMAGENS VETORIAIS




Webgrafia:





Comentários

Mensagens populares