Ada Lovelace


  • Quem foi Ada Lovelace?


Ada Byron King, a condessa de Lovelace, foi uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. Nasceu em Londres, no dia 10 de Dezembro de 1815. O seu nome de batismo foi Augusta Ada King, Lady Lovelace para a posteridade. O seu pai era Lord Byron, um poeta muito famoso, e sua mãe era Anne Isabelle Milbanke, da qual adquiriu o amor pela Matemática.
Seu pai deixou sua mãe um mês após seu nascimento e deixou a Inglaterra quatro meses depois, morrendo em 1823 na Grécia, sem nunca ter visto a filha. Herdeira de grande fortuna, sua mãe não queria que sua filha fosse poeta como o pai e procurou dar-lhe uma educação em matemática e música. Transitando com a mãe pela nobreza intelectual londrina, foi levada por Mary Somerville, uma tradutora de trabalhos científicos em Cambridge, para conhecer (1833) Charles Babbage, professor de matemática em Cambridge, conhecido como o inventor da Difference Engine, uma máquina de calcular que operava com elementos finitos.
Ada foi educada como muitos aristocratas da altura, através de tutores pessoais. Manifestou desde logo uma enorme aptidão para a Matemática.



  • Que contributo é atribuído a esta personalidade no âmbito da programação?
Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace, é reconhecida atualmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina (a máquina analítica de Charles Babbage). Considerada a mãe da programação desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina processar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.





Webgrafia:

Comentários

Mensagens populares