O Texto
Padrões de codificação de caracteres:
Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.
Exemplos comuns, ou seja, algumas das formas de representação são:
- ASCII;
- Unicode (É um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente);
- EBCDIC (Utilizado em servidores IBM antigos, é completamente diferente do ASCII);
- IBM PC Extended Character (Caracteres representados por binários desde 128 até 255 (0… 127: ASCII). Representações de dígitos da representação Unicode);
- ISO Latin and ANSI (Partilham os primeiros 255 caracteres. A partir deste número os formatos diferem do Unicode).
Em que consiste a tabela de código ASCII e a de código Unicode:
ASCII:
Tabela de ASCII (American Standard Code for Information Interchange) consiste na codificação decaracteres de sete bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamento de comunicações, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Estes dispositivos só percebem números, sendo um código ASCII é representação numérica de um carácter, tal como um "a" ou um "b".
A tabela de ASCII utiliza um conjunto de 7 bits para representar 128 caracteres.
A tabela de ASCII utiliza um conjunto de 7 bits para representar 128 caracteres.
Tabela Unicode:
Os códigos disponibilizados pela Unicode permitem representar os caracteres utilizados pelos idiomas modernos e as formas clássicas de alguns idiomas. Codificam, entre outras, caracteres acentuados, símbolos de pontuação, símbolos técnicos e matemáticos e outros símbolos gráficos também conhecidos por dingbats ( por exemplo, estrelas e outras formas).
Webgrafia:
Comentários
Enviar um comentário